Conheça meu novo livro

sábado, 7 de agosto de 2010

Auto-problema na internet - DNS

Há quase uma hora atrás, me vi enfrentando (mais) um problema súbito com a internet.

Estava navegando em alguns sites e tentei abrir uma nova janela do Internet Explorer. Abriu, mas a minha página inicial, Google, não carregou. Pensei que fosse alguma pequena falha, daquelas normais. Atualizei a página. Não deu. Continuei tentando e pensei que fosse algum pequeno problema no próprio Google - sinais do apocalipse. Mas quando vi que estava demorando muito, tanto para carregar a página quanto para o apocalipse se consumar, a única conclusão que eu pude ter é que o problema era com o meu computador - o que eu já tinha desconfiado antes.

Também começou a dar problemas no Youtube. Mas isso é normal. Muitas vezes tem que recarregar a página uma ou duas vezes para se conseguir ver um vídeo. Não sei se isso também é um problema com o meu computador, mas já faz bem uns anos que acontece.
O interessante é que o outro site que eu estava navegando e o MSN continuaram funcionando normalmente, o que me deixou confuso outra vez, pensando que o problema era mesmo no Google - que também é "dono" do Youtube. Mas ainda não é 2012 pra isso acontecer: o problema era aqui.

Tentei reiniciar o modem, excluir os arquivos temporários, depois os cookies... Tweetei:



Caramba, minha internet tá com alguma deficiência... NÃO CONSIGO ACESSAR O  GOOGLE!! #Eaí? #Comofaz?
about 1 hour ago via web

Vou tentar excluir os cookies. ¬¬
about 1 hour ago via web


E morri. Não voltei mais. Não consegui mais entrar em site algum. O MSN funcionando normalmente, como se não fosse com ele. Até pensei que fosse um problema no Internet Explorer.

Reiniciei o computador e depois nem o MSN deu sinal de vida. Em uma das tentativas, o Google se esforçava, se arrastava para carregar. Apareceu o título na barra superior da janela. As barras verdinhas que ficam aumentando conforme o site carrega (lá embaixo) estavam bem fracas. Finalmente apareceu o site todo desconfigurado (ou diria desfigurado?), com fontes de tamanhos estranhos e formatação absurda. Foi o último sinal que consegui. Padeceu.

Não tinha jeito. Tinha que ligar para a GVT, minha operadora, que me fornece a internet.
Liguei, e depois da ladainha toda, que eu não preciso descrever aqui, fui teclando os números certos, para eles entenderem o que eu queria. Quando finalmente passei por todas as etapas e estava sendo encaminhado para o atendimento, a ligação caiu. Tentei de novo, mesmas etapas. Caiu de novo. Tentei, dessa vez, seguir outros caminhos, só para tentar ser atendido. De repente ficou mudo. Momento de suspense. Fio de esperança, mas tinha caído mais uma vez. Ainda bem que perdi "só" 10 minutos com isso.

Passei a tentar com o telefone celular (da Tim), em vez do fixo da GVT. Desta vez deu.
A moça que me atendeu conseguiu resolver o problema com certa facilidade. Painel de controle, Conexões de rede, Conexão local, Propriedades, Protocolo TCP/IP, Propriedades; digita um número lá nos campos "Servidor DNS preferencial" e "Servidor DNS alternativo". Não precisou nem reiniciar o navegador: funcionou no ato! Fui avaliar o atendimento da moça, nota máxima, por ter resolvido meu problema com agilidade, por mais simples que ele fosse (ou não).





Mas aí fica aquela velha pergunta: como é que a internet estava funcionando antes? Será que a configuração se auto-desconfigurou? Como é possível?

Mistérios cibernéticos... Bah!



Morri mais voltei! Tive que ligar pra GVT! Era um tal de servidor DNS que tinha
que digitar. Em que século estamos mesmo??
4 minutes ago via
web

3 comentários:

Vinícius disse...

Dica: GVT is a Shit!!

Raphael Rocha disse...

Sabe que eu até acho uma das menos piores?

Mas se eu comprovar que eles estão mandando menos banda para mim do que deveriam (como eu já suspeitei), vai sair faísca! xD

Thiago Balleste disse...

Isso tá acontecendo comigo, mas eu ligo pra Oi e eles dizem que é o modem. pau no cu deles. kkkk

Postagens populares