quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sugestões para o Twitter

O Twitter sem dúvida foi uma das melhores invenções no mundo da Internet.
Prova disso é sua popularidade entre os mais variados tipos de pessoas.

No entanto, há algumas coisas que eu sinto falta nele e vou escrever aqui, além de encaminhar uma cópia para a equipe.
Bom, eu sempre uso o Twitter pelo site oficial, então, se já exixtir algum serviço com alguma das funções citadas abaixo, eu desconheço.


Primeiro, o que facilitaria bastante a busca, seria poder separar os tweets por ano, mês e dia em alguma coisa no formato de um calendário. Ficar clicando em "more" enquanto se assiste a página ficando gigante dificulta bastante isso.


E por falar em busca, a do Twitter deveria ser em tempo real. Para fazer uma busca no Twitter tendo a certeza de que ela exibirá os resultados recentes, o único jeito é vindo aqui, que inclusive oferece uma busca avançada bem bacana. Mas o problema é que não há uma forma eficiente de buscarmos os resultados por data quando elas ultrapassam 1 semana, e aí voltamos ao problema do parágrafo anterior.


Também seria bom se pudesse ser exibido em cada perfil (com a opção pessoal de desativar) quais as hashtags a pessoa mais usou em um determinado período de tempo, por exemplo, nos últimos 30 dias.

Mas eu acho que seria bom mesmo se tivesse, além de hashtags, um espaço para digitarmos outras tags, como em blogs, pois muitas vezes as hashtags são muito específicas, ou ainda porque não cabem nos 140 caracteres.

Dessa forma, ia ser interessante a pessoa poder escolher quais tags ela quer ver em sua home vindas de um determinado seguido, pois muitas vezes apenas um assunto de uma pessoa lhe interessa. Por exemplo, eu falo no Twitter sobre diversas coisas: humor, notícias, matemática, informática, escola, curiosidades...

E há pessoas que eu sigo só por causa de um assunto que ela às vezes comenta no Twitter, e a minha página inicial fica cheia de coisas que não me interessam.

Talvez, ainda, poderia ser criada uma outra página, além da home, só com tweets que têm tags interessantes para nós.

No máximo 2 ou 3 tags por tweet seriam suficientes.

E poderiam ser criadas algo como "listas" para cada tag (criadas pelos usuários mesmos), de forma que pudéssemos achar mais facilmente os assuntos que nos interessam. Claro, separadas por idioma, por favor.

E, já que o povo que escreve no Twitter gosta de facilidade na digitação, cada tag poderia ter um código, algo tipo: *1, *2, ..., de forma que cada pessoa pudesse predefinir esses números.


E além disso, ia ser excelente se pudéssemos escolher o número máximo de tweets de cada pessoa que nós queremos ver na nossa home, evitando, entre outras coisas, os indesejados floods.


Eu gostei bastante da nova opção dos Trending Topics, onde podemos ver os assuntos populares de cada país. Mas seria melhor se víssemos os dois simultaneamente, um embaixo do outro, os do mundo inteiro e os do país escolhido, e não ter que ficar alternando entre um e outro. E também ia ser bom se tivesse Trending Topics separados por idioma, já que alguns assuntos não dependem só da localidade.

E separar os Trending por "hora", "dia", "semana", "mês", e, por que não, "ano" ou "sempre".

E seria muito útil se, ao visualizar os seguidores de uma pessoa, pudéssemos classificá-las em ordem alfabética, ver os seguidores em comum, e, o mais importante, ver se ela te segue.
Outra coisa muito útil para saber opiniões é permitir que os usuários, além do RT, classifiquem um tweet como "Concordo" ou "Discordo", dois pequenos ícones de "mais" e "menos" ou outros sinais na parte superior do tweet seria suficiente.


E algo que faz falta especialmente para mim é que nos tweets recentes não aparece a hora da postagem. Assim, quando tenho que copiar um tweet para o blog, em vez da hora certa, aparece, por exemplo: "5 minutes ago". E ficam para sempre.

Bom, por enquanto é isso, encaminharei uma cópia para a equipe do Twitter e espero que algumas ideias sejam implementadas.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Meus bordões atuais

Aqui estão as expressões que eu tenho adotado como bordão ultimamente:

"De fato" - Para concordar com alguém ou dar ênfase em alguma coisa que digo.

"Uou!" - Pronunciado assim mesmo, "U-O-U". Indica espando, surpresa, admiração... Algumas vezes é pronunciado sem entusiasmo, mas mesmo
assim, ironicamente, indica uma admiração real.

"Várias" - Resposta para as perguntas cuja resposta seja um número muito grande ou desconhecido. Também usado bastante na matemática. Principalmente quando estava estudando contagem. Por exemplo: "De quantas maneiras podemos distribuir 22 livros diferentes entre 5 estudantes?" Resposta: "Várias!"
Bom, no momento, esses três são os mais usados.
Outro dia ponho os meus bordões preferidos de outras pessoas e quem sabe arranjo mais para mim!



< atualização 27/04/2010>- Bordões

sábado, 9 de janeiro de 2010

Preparando para formatar o computador...

Meu computador anda muito lento, e como eu não tenho paciência de ficar apagando programas e arquivos desnecessários, vou logo salvar o que for preciso e formatar, como eu sempre faço! =)
Antigamente eu fazia isto cerca de uma vez por ano. Em 2009 me surpreendi, no meio do ano (não sei bem quando) já fazia um ano que eu tinha formatado e ele continuava bom!! Mas não dá pra elogiar...
Logo ele começou a ficar travando e ficar lento. Mas ainda dá pra usar, está muito bom, só não quero que ele fique inusável inútil...

Mas desta vez o processo de backup será lento. Eu sempre passo pra pen-drives e câmeras, e se não couber, descarrego em outros PCs... Da primeira vez que eu fiz, salvei todos os arquivos necessários em alguns CDs! Pen drives nem eram populares na época (nem sei se já existia). Eu tenho os tais CDs guardados até hoje, alguns arquivos hoje são inúteis, a maioria eu nem senti falta, mas é muito bom vê-los!
Taí, agora que parei pra pensar: é exatamente o mesmo que acontece quando guardo coisas que não tenho a certeza se ainda vou usar. Mas, sou prevenido, e não gosto de jogar nada fora!

Mas este ano a novidade é a seguinte: vou fazer backup de tudo direto pela internet! Finalmente achei um lugar que aguente todo o peso dos meus arquivos!
De acordo com os meus cálculos, serão uns 22GB de dados, e o SkyDrive, novo serviço do MSN, faz upload de até 25GB!! Até que enfim! \o/

É impressionante como a capacidade dos computadores, tanto de memória quanto de HD, sobem bastante! Ainda bem que o meu tem só 40GB.  E só percebi que é "ainda bem" quando vi que o SkyDrive poderia subir os meus 22GB úteis... Se eu tivesse um HD maior, ia ter mais besteira e ia ser mais difícil de separar os arquivos que eu realmente preciso salvar.

Mas, um dos problemas do SkyDrive é que ele não aceita arquivos maiores do que 50MB. ¬¬ Problemão, hein?!
Então, fiz o seguinte: compactei a pasta com aquele programa de RAR que divide ela em vários pedaços, e pedi que cada um ficasse com 50Mb. Besteira número 1! Eu deveria ter deixado menor, com uns 10MB. Por quê? Porque se eu tiver que desligar o computador e só tiver carregado 40MB dos 50MB de um arquivo, ele não vai. Se fossem 4 arquivos de 10MB, iriam todos!

Aí vou repetir dessa forma, sempre as pastas menos importantes primeiro, caso as mais importantes sofram modificações e etc... (Já tô até vendo que vai ficar uma pasta: "arquivos depois do backup" hahaha).

Ah, e, logo no primeiro upload, percebi que estava muito lento. Sim, uploads são lentos por natureza, mas eu não ia suportar carregar meus 20GB (com a compactação, que quase nunca compacta bem) desse jeito. Então, segui esta dica para aumentar a taxa! E funcionou!
Não lembro quanto era antes, mas depois de fazer, carregava cerca de 2MB por minuto.
Mas hoje voltou a ficar lento, metade da velocidade =/. Não sei o que aconteceu, deve ser algum problema no servidor deles... E, a propósito, vou testar a velocidade pra saber se o problema não é aqui... Mas espero que solucione logo!
Ah, e frequentemente dá erro! Do nada! Depois de carregar os 50MB ele avisa que não pode carregar devido a um erro interno... aí tem que carregar tudo de novo!
E eu ainda estou no 1,3GB..

E o SkyDrive demorando um monte pra upar meus arquivos! =/ Onde fica o servidor do MSN?? No Acre? õÔ
via Twitter

< atualização 09/01/2010 18:58>
Eis a data exata da minha última formatação: 23 de maio de 2008.

< atualização 09/01/2010 22:11>
E o SkyDrive está cada vez pior... E fica travando! Será que o problema é aqui? =/

< atualização 09/10/2010 22:14>
1Mb a cada 4 minutos!! =o

< atualização 09/10/2010 22:33>
Não, não é aqui não, fiz o teste e deu 485kbps de upload. Só se o teste estiver errado..

< atualização 09/10/2010 22:45>
Testei de novo, em outro ligar, deu 0,75Mbps!! Ahh, se fosse essa a taxa pro SkyDrive! =)

< atualização 10/01/2010 11:57>
Agora está *um pouquinho* mais rápido... Cerca de 0,9MB por minuto... Saudade dos 2Mb/min! =]

< atualização 14/10/2010 18:37>
Continua dando erro, faz tempo que ele não conclui um envio! =/Mas pelo menos agora tá uns 1,9MB/min...
O SkyDrive é doidão. Comecei um upload agora e ele subiu 5MB em mais de 8 minutos. Depois de 19 minutos, já tinha subido 27MB! =)
via Twitter
#MilagresAcontecem ele subiu 2,3MB em MENOS de 1 minuto!!! =o
via Twitter
O SkyDrive tá subindo 3MB por minuto!!! :o É inacreditável!!! =D
via Twitter
↑ Viu que não dá pra elogiar? Agora tá menos de 2MBV/min! =
via Twitter
O SkyDrive é duas-caras! Quando eu abro a janela dele, o upload fica mais rápido! ¬¬ #OuEhImpressaoMinha?
via Twitter
SkyDrive tá chato! =/ Toda hora dá um "erro interno" ¬¬
via Twitter

sábado, 2 de janeiro de 2010

A primeira surpresa do ano, na matemática

Desde 23 de setembro está no Fórum da OBMEP a seguinte discussão:


por misael_2 » 23 Set 2009, 16:53

Dada a sequência a seguir, qual é o proximo número?
64,81,100,121,144,169, ?.


Parece muito fácil e óbvio: 64 = 8², 81 = 9², e assim por diante. Como 169 = 13², o próximo termo da sequência seria 14² = 196.
Essa é a sequência mais evidente que vem à cabeça.

Até que o Florêncio, professor de matemática e moderador de fórum, propôs dentro do tópico o seguinte problema:


Clique nas imagens para ampliar.

Até então, eu não estava muito interessado pelo tópico, até que um aluno deu a dica de um site excelente para fazer cálculos (e cia) avançados.
Eu, então, escrevi no site o polinômio proposto pelo Florêncio e simplesmente fui substituindo x. Encontrei p(1) = 64 = 8², p(2) = 81 = 9², e quase nem fiz mais as contas, já que a sequência me pareceu imediata.
Mas, como na matemática não se deve chutar os resultados, e até mesmo para aprender a usar o site (e para a minha sorte), fiz! Um por um...
Até que...



Hehe, esqueci de fazer até o 7, que ele tinha pedido!


Obs: Note bem, se você não estiver familiarizado com a matemática, que eu apenas substituí o x pelos números de 1 a 6 na "conta" que o Florêncio mostrou, onte, para cada x, eu obtive:
1 => 64 = 8²
2 => 81 = 9²
3 => 100 = 10²
4 => 121 = 11²
5 => 144 = 12²
6 => 169 = 13²
x => n = (x + 7)²


Então, quando me toquei que tinha faltado o 7, voltei à calculadora e obtive o seguinte:



Tal resultado me impressionou!!


E é um dos resultados bons para mostrar para quem jura o contrário que se algo vale para uma boa parte de números, não quer dizer que vale sempre! (Lembre-se: os números são infinitos!)
Viu agora porque eu sempre prefiro fazer um por um, caso nada esteja demonstrado? XD

Só lamento que o polinômio não seja mais simples pra eu ir mostrando pros conhecidos por aí... Quem teria coragem de calculá-lo à mão?
Nem eu! =]
(Bom, é uma boa pra eu resolver quando quiser bater meu record de maior conta sem demostrar absolutamente nada genérico! )

A propósito: FELIZ 2010!! =D (Ou "Feliz p(7)... sei lá xD)


UMA HOMENAGEM DA MATEMÁTICA PARA 2010

Postagens populares