Conheça meu novo livro

sábado, 28 de agosto de 2010

O tempo de um ano

O tempo, para você, passa rápido ou devagar? Eu ainda não decidi. "É relativo!" talvez seja a melhor resposta.

Se não pararmos para pensar, pode até ser que passe rápido. Se tentarmos nos lembrar o que fizemos há alguns anos... parece que foi ontem! Ou se tomarmos como referência um certo evento e percebermos que não aconteceu muita coisa depois. Onde foi parar o tempo?

Geralmente, eu pensava que o tempo passava rápido, e odiava isso. "O ano voou!" Mas aí comecei a perceber: "Nossa, quanta coisa muda em um ano!" Tente se lembrar de um ano atrás! Muita coisa era diferente!! Por outro lado, muita coisa se mantém igual por anos e anos.

No caso de 2009, eu já entrei o ano com a seguinte mentalidade "Um ano passa muito rápido, não espere que 2009 será diferente!" E isso me ajudou a me conformar.

Já 2010, parece que não passou tão rápido. Posso pensar que já estamos em agosto, ou que faltam apenas quatro meses para acabar o ano, mas, puxa, quanta coisa eu já fiz?! E, nos últimos quatro meses (se não parar pra pensar, nem parece), muita coisa aconteceu! Agora, em 2010, tem muita coisa que aconteceu no primeiro semestre e que eu jurava que tinha acontecido no ano passado!

Só é uma tristeza de perceber a 'rapidez' do tempo quando eu vejo o tanto de coisa que eu gostaria de ter feito e não fiz, e, nossa, o tempo passou tão rápido!
Mas eu adoro quando descubro que algo aconteceu a bem menos tempo do que eu esperava. Sinal que passou devagar!

Tem gente que diz que o tempo passa mais rápido a cada ano, e eu concordava com isso, até começar a me acostumar com essa aceleração. Chego a pensar que é por causa da idade da pessoa. Para um bebê de 2 anos, um ano é metade de sua vida. Já para uma pessoa de 50, um ano é só 2%. Por isso, teríamos a impressão de que, quanto mais velhos somos, menos um ano representa, e passa mais rápido. Só que essa aceleração seria cada vez menor e cada vez mais imperceptível (já que dos 3 para os 4 anos, a idade aumenta 33%, e dos 73 para os 74, apenas 1,3%).
Minha avó de 80 anos disse que antes não era assim, que um ano demorava a passar. "Quando começava um ano, podia esquecer! Demorava um tempão para acabar!" Disse ela.
E às vezes chego a pensar que é por causa da tecnologia, e seus novos meios de entretenimento. O tempo parece passar bem mais rápido quando estamos distraídos!

Certas vezes, eu, achando que as festas de finais de ano ficavam muito próximas de um ano para o outro, até cheguei a pensar que seria melhor fazê-las só a cada dois anos - para não perder a graça!
Mas, este ano é diferente. Está demorando. Não sei se eu eduquei minha mente a se acostumar com isso ou o quê. Mas não quero que passe rápido - muito pelo contrário!

Seria legal ver uma pesquisa sobre a percepção do tempo.


Agora, convido você a pensar nos aspectos que fizeram parecer o tempo passar mais rápido e nos que fizeram ele passar mais devagar para você.

Aí gostaria que você desse sua opinião aqui nos comentários: você prefere que o tempo pareça passar mais rápido ou mais devagar? Em que situações?

Nenhum comentário:

Postagens populares