sábado, 31 de outubro de 2009

Halloween! =D

Galera, hoje é Halloween!! =D


Imagem com direitos autorais de terceiros.

Booo!!

Isso aí, uma das minhas festas preferidas, pena que seja pouco comemorada aqui no Brasil. Eu sempre comemoro sozinho ou com a família, mas hoje talvez eu encontre alguma festa para ir com amigos.

Depois ponho algumas fotos do ano passado. Tem que ser depois, talvez eu resolva fazer alguma coisa hoje e estraga a surpresa! XD

Queria aprender uma música de Halloween. Achei uma bem divertida e legal, mas o melhor são as imagens, talvez fique sem graça sem. E parece difícil de decorar! XD
Veja:








< atualização 02/11/2009 12:17>
- Maquiagem de Halloween do ano passado

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Princípio da Indução

O Princípio da Indução Matemática não é incrível?? =D

"Se P é verdadeira para 1, e P verdadeira para n implica em P verdadeira para n+1, P é verdadeira para qualquer número inteiro positivo"!
Haha, magnífico!
Estou estudando isso no livro "Introdução à Análise Combinatória", que me parece ser muito bom, e não tão difícil quanto parece.

Introdução à análise combinatória


No PIC começamos a ler esse livro.

Achei bacana o conteúdo, até agora entendi tudo. Parece que finalmente vou entender quase tudo sobre contagem e indução.

Mas achei o máximo quando abri na introdução e li:
"São dois os principais objetivos deste livro: (1) fornecer um texto para alunos de graduação e (2) servir de fonte de exercícios aos professores do segundo grau."

Uau!

Também achei interessante eles citarem que eles acreditam que todo o material apresentado pode ser visto no período de um semestre. Haha, me deram 1 mês no PIC! Talvez 2, eu acho ;-)

Mas não é tão difícil quanto parece... pelo menos por enquanto.. X)



< atualização 09/11/2009 17:01 >
- Terminei o capítulo 1 do livro IAC

sábado, 24 de outubro de 2009

Sobre a 2ª fase da OBMEP

Nossa, a prova tava muito difícil!! =o
É a prova da OBMEP mais difícil que eu já vi...

Eram uns 20 ítens, e eu devo ter deixado uns 6 em branco...

Cheguei pra fazer a prova como quem ia pegar um livro de palavras-cruzadas para resolver... Estava curioso para ver as questões.
Como sempre, consegui resolver uma de última hora...
Ah, e desta vez, não fui o último a deixar a sala: fui um dos três últimos.

Não tenho a menor noção se posso ganhar uma menção honrosa... Medalha é impossível. De bronze, só se todos os participantes forem maus como eu! XD

Vamos então esperar o resultado...

< atualização 16/11/2009 17:13 >
Ontem eu vi a resolução da prova no site, e advinhe só: eu fui pior do que imaginava! X)



Ver também:
OBMEP amanhã! /
OBMEP hoje!


OBMEP hoje!

É hoje a segunda fase da OBMEP! =)

Desta vez não estudei muito...
Ano passado passei uma semana estudando só pra OBMEP, mas em 2005, quando não estudei nada, me saí melhor! XD
E desta vez, preferi "economizar os neurônios"! XD E não estudar hoje... Dei só umas lidas e resolvi uns exercícios pela semana...

E eu descobri hoje que o resultado sai ainda este ano, em dezembro. Da última vez, saiu só em fevereiro do ano seguinte.

É isso gente, quando chegar comento mais, e falo também sobre a prova, e tal...
Mas acho que o sigilo só acaba dia 26, então... =)


Ver também:
OBMEP amanhã!


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

OBMEP amanhã!

Galera, amanhã vou fazer a prova da 2ª fase da OBMEP!

Torçam por mim!! ;-)
E boa sorte a todos os que também vão participar.

Desta vez, eu nem estudei muito... A prova do nível 3 de 2007 (quando eu fiz a do nível 2 XD) estava bem fácil, mas a do ano passado estava difícil...
Espero que eu consiga achar soluções para os problemas, e que não demore muito... odeio ser o último a deixar a sala! X)

Até logo, depois conto mais.

E, sim, eu tenho que fazer um post sobre a minha história com a OBMEP! =)




sábado, 17 de outubro de 2009

No Fórum da OBMEP


Então, como já disse, vou falar mais sobre o Fórum da OBMEP.

Estou achando bem legal, tem muitos problemas bacanas e escrevê-los lá pode ser até divertido: usamos uns códigos doidos, mas o resultado fica bem bonito. Vou falar deles depois! ;)

No fórum somos divididos em turmas de 100 alunos cada. São alunos de todo o Brasil, totalizando... não sei! Acho que uns 3000 alunos =)
Tem também os professores orientadores, coordenadores regionais e cada turma tem um professor moderador.

Quanto aos meus colegas, parecem ser bem legais.
Conheço pessoalmente só uma meia dúzia, mais ou menos. Não sei se no final do programa vou chegar a adquirir uma "amizade virtual" com alguém de lá que é de outra cidade, acho difícil, mas se acontecer, será interessante.

Outra coisa: de acordo com as instruções do fórum, não precisaremos ficar exatamente 6 horas logados. Basta utilizar no mínimo 4 horas por semana para se dedicar ao PIC.
Mas acho que cada coordenador pode ter suas exigências e um bom rendimento no fórum é sempre importante! ;-)

Por hoje é só, mas espero que eu ainda tenha muito a contar sobre o fórum...

Aliás, parece que a palavra "fórum" ficou muito repetitiva por aqui... eu podia criar uma sigla... sei lá: "FOBMEP"? "FWEBOMEP"? É, o primeiro foi melhor, mas está meio estranho...

Ah, sim, vou enviar esse texto sem revisar! São 22:01 e amanhã começa o horário de verão. Se tiver algum erro / incoerência / etc, amanhã eu vejo! ;D

Agora sim, bye bye!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Orkut com algum problema...

Pra quem entrou no Orkut agorinha à tarde, também aconteceu de a parte superior da página ser invadida por um fundo azul e o dizer "carregando", com reticências piscando infinitamente?? =o



É, quase nem dá pra perceber... Hahaha!
Pensei que fosse alguma novidade... Que será que o Google está aprontando, hein? Espero que seja alguma coisa boa! X)

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Um blog sem nome...

Pois é... a mais de um ano eu tenho um blog chamado... "Raphael RS 55". Nome nada sugestivo, né? Meu apelido! =S

Então, e faz um bom tempo que eu procuro um nome melhor para ele. Pensei até em abrir um concurso, mas acho melhor eu mesmo escolher um nome, apesar de, como eu digo às vezes, "a minha criatividade não existe"! (Só quando, so nada, acende uma boa luz! XD)
Sou péssimo principalmente pra dar nomes, seja de quadros que eu faço, animais e até... blogs!
Ainda mais o Raphael RS 55, que fala sobre assuntos muito variados!!

Enfim, vou pensando, quem sabe eu faço uma enquete com os melhores que eu achar, mas se alguém tiver alguma sugestão, diga aqui! ;-)

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Sobre o Google Wave

Já falei nesse post algumas coisas que eu descobri sobre o Google Wave. Agora vou falar mais, que eu descobri nesse vídeo:

Parece que vai ser possível fazer um bate-papo de texto em que as pessoas vêem em tempo real o que você digita, letra por letra! Assim mesmo, como eu imaginava que seria, antes de eu ter um computador! ;)
Não sei porque demorou tanto pra ter isso. Ou já tinha?

Outra coisa, vai dar pra criar documentos com mais de uma pessoa editando ao mesmo tempo, tudo em tempo real, com histórico, e dá pra saber quem escreveu o quê. Acho que vai ser bem útil para fazer trabalhos da escola e compor textos, músicas, poesias e etc. E quem sabe algumas empresas logo o adotarão, não vejo jeito melhor de se escrever um texto em equipe.

Fiquei um pouco impressionado com o corretor ortográfico: ele reconhece as palavras erradas dentro de uma frase, mesmo se a grafia estiver correta! Falta algo assim nos softwares de edição de texto...
Veja um exemplo, em inglês:
I want a been soup -> I want a bean soup
I have bean very well -> I have been very well
Icland is an icland -> Iceland is an island (impressionante! =o)
E boa parte dos erros ele corrige automaticamente, sem perguntar!
Ele parece ser bem inteligente, espero que esteja disponível em português!

Outra coisa bacana, vai dar pra jogar on-line com muitas pessoas ao mesmo tempo!! Jogos como sudoku, xadrez, etc... Achei bem bacana!

Mais uma grande inovação: tudo será atualizado automaticamente! Sem ficar apertando F5! Alguém criou ou escreveu alguma coisa, pá! aparece na tela!
Bom, os pontos positivos são óbvios, mas os negativos, na minha opinião, são: com essa rapidez de informações, tudo pode virar uma bagunça... notas entrando, aparecendo, chegando centenas ao mesmo tempo e acaba nem dando pra ver as que você quer... digitou um texto e se arrependeu, já era! Muita gente já viu!! XD
Eu sempre tinha pensado nas desvantagens de a Internet ficar se atualizando sozinha... mas, com certeza, será bem legal! ;)

Parece também que ele estará investindo em "arrastar e soltar". Ao enviar fotos, por exemplo, é possível arrastá-las direto do seu computador para o site. Ou então arrastar pessoas para uma conversa, e etc. Bem mais interativo!

Então é isso, tá parecendo que eu vou gostar bastante e quero ser um dos primeiros cadastrados, no dia da inauguração do produto. Bons Waves para nós! ;D

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Desktop "limpo"

Finalmente, como prometi em meu último post, "Área de trabalho lotada", vou postar o antes e depois da limpeza do meu desktop:






O papel de parede, peguei o primeiro que vi! XD Mas até que não está ruim...

E depois vou dar aquela personalizada no PC, e, claro, coloco aqui!
Até mais!

sábado, 3 de outubro de 2009

Área de trabalho lotada!



Minha área de trabalho do PC está, para variar, lotada!! o.o

Ahh, repararam que eu estou sem papel de parede? =]
Resolvi 'inovar', colocando esse fundo branco! :)

Bom, depois arrumo a área de trabalho e posto pra vocês o "antes e depois".

Bye!

< atualização: Desktop limpo! >

Pérola do professor de matemática

Aconteceu faz teeeempo!!! XD

O professor tinha desenhado um triângulo no quadro, cheio de medidas, linhas, etc..
Aí, eu fui lá perto e fiquei parado olhando para ver o que ele fazia, e uma colega também foi, ambos pra encher o saco..

Fiz até uma imagem:

Aí, pra encher o saco do professor, disse para ela, apontando a parte que está circulada de azul:
"-Sabia que isso aqui tem 180º??"
E ela, entrando no espírito, sem perceber o erro, disse, mostrando a área do círculo verde:
"-Sabia que isso aqui sá 360º?"
Aí eu olhei e..
"-Kkkkkkkkkkkkkkkkk!!"
Ela percebeu o erro e começou a rir, o prof também e consertou, logo toda a sala estava morrendo de rir!! XD


Eu, inspirado por isso, fiz um triângulo com medidas interessantes:



=D

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Círculo esquisito no céu

Como prometi no Twitter, vou postar a foto do círculo esquisito que eu e minha família vimos ontem no céu.

Primeiro tava vindo uma fumaça muito doida da Base Aérea. Até aí, tudo bem... (haha, eles estavam fazendo treinamento!! xD).
E do nada aparece esse círculo flutuando no meio da fumaça! Olhem só:



Ele não estava tão rápido. Levei um baita susto quando vi!! XD

Alguém sabe se é possível uma porção de fumaça se concentrar mais em um círculo e se manter assim, mesmo com bastante vento?
O que pode ter acontecido?

Aguardo respostas, comentários, hipóteses e opiniões! ;-) (Clique aqui para isso).

PS.: Se alguém quiser analisar a foto original, como ela saiu da câmera, só me pedir que eu tenho.


TWITTER:

Gente, tem um CÍRCULO ESQUISITO NO CÉU!! =o Alguém mais tá vendo?? Eu tirei até foto, depois ponho no blog!
from web

E o círculo tá junto com a fumaça esquisita que tá vindo da Base Aérea!! Eu
NÃO tô de sacanagem!! :o
from web

Google Wave

Fiquei sabendo hoje do novo lançamento do Google: o Google Wave.
Parece que vai ser uma espécie de site para se comunicar com outras pessoas de várias formas.
Será que supera o Orkut aqui no Brasil? Hehe!
Ou será que eles estão pensando em fechar o Orkut? xD
Bom, posso estar enganado, mas parece que serão duas coisas bem distintas.
E eu pretendo criar uma conta assim que lançarem! ;D

Veja mais sobre o Google Wave aqui.

Postagens populares