Conheça meu novo livro

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cores imaginárias

Na semana passada, eu estava fazendo uma pesquisa sobre teoria das cores. Comecei a ler na Wikipédia, passei para o artigo em inglês, para ver se estava mais completo, fui então para o artigo "Color Mixing" (mistura de cores), através do campo "ver também", e, dele, fui parar no "Impossible colors" (Cores impossíveis).

Fiquei empolgadíssimo quando vi esse título. Sempre quis saber se existem cores que não existem (!). Sei lá, acho que eu definia isso como "Cores diferentes de todas as que alguém já viu". Me perguntava se era possível "inventar" uma cor que não existe. Mas, se fosse possível, ela existiria... Confuso!
Cores são algo complicado de se imaginar. São infinitas (eu acho), mas tão limitadas! Não, nem tanto...
Estão por toda a parte. Não existe ausência de cor.
Percebo agora que as cores que eu tentava imaginar eram sempre brilhantes, tipo luzes futurísticas. Mas existiam.

Também conjecturava se existia algum sexto sentido - além da visão, olfato, audição, tato e paladar. Ora, assim como as cores existem e um cego não as vê, pode ser que haja outras coisas no mundo as quais não somos capazes de perceber!
Existiria algum ser alienígena, algum animal, alguma bactéria, alguma mutação capaz de percebê-la?

E, a parte mais difícil: tente imaginar esse sentido! Algo que vai além do tato, do olfato, da audição, da visão e do paladar... não dá! Invente um e conte aqui embaixo, se você conseguir.
Tente comparar cada um desses cinco. São tão diferentes! E como seria o sexto? E o sétimo? E o vigésimo quinto? Seriam infinitos? E as dimensões, que, como outrora ouvi, já mostraram ser mais de 10? Percebemos apenas 3 delas! (não considero o tempo uma dimensão. Tempo! Outra coisa louca...)

Ainda, algum ser seria capaz de ver cores que nós não vemos? Assim como um cachorro não enxerga todas as cores que nós enxergamos, alguém conseguiria enxergar mais do que nós? Falando em não enxergar certas cores, e os daltônicos? Se eu fosse um, ficaria muito curioso para saber como são as cores que eu não visse. Cegueira de nascença é outro caso.

Observe a imagem abaixo. Pode não parecer, mas ela tem 1 milhão de cores:

Esta imagem (quando vistos em tamanho real, 1000 pixels de largura) contém 1 milhão de pixels, cada um de uma cor diferente. O olho humano pode distinguir cerca de 10 milhões de cores diferentes.

Assim como há frequências de som detectadas somente por aparelhos e por alguns animais, haveria também cores assim?

E uma pergunta que eu me vi fazendo com uns 5 anos de idade que, há pouco, descobri ser muito comum (porque a vi num fórum do Orkut, sendo rotulada de "aquela velha história"): todos enxergamos as cores da mesma forma? O amarelo que você enxerga é o mesmo amarelo que eu enxergo?
Me fiz essa pergunta quando perguntei a cor favorita de alguém. Pensei: "Nossa! Como pode ele gostar dessa cor? A cor mais bonita é aquela! Ahh, já sei! Ele enxerga a cor favorita dele do mesmo jeito que eu enxergo a minha!" (Outrora devo até ter estendido esta teoria sobre subjetividade para outros tópicos além das cores)
Parece que vi uma pesquisa que sim, as cores são relativas (que triste! - ou não), mas acho que não tem porquê. Devo estar equivocado.

Voltando ao assunto...
Pois é, e eis que, nesse artigo, minha dúvida sobre cores que não podem ser vistas foi sanada. Seriam, por exemplo, (tente imaginar) um amarelo-azulado e um verde-avermelhado. Não a mistura deles - porque o amarelo com azul dá verde, e o verde com vermelho dá marrom - mas sim o amarelo-azulado e o verde-avermelhado. Nunca tinha pensado!

Consegui imaginar essas cores, eu acho, e não me pareceram tão impossíveis. Logo, acho que não consegui imaginá-las. Mas são loucas!

Há, no artigo, uma imagem para que possamos enxergar o amarelo-azulado. Tem que cruzar os olhos, e isso infelizmente não da certo comigo, nem com imagens em 3D. Consigo cruzar os olhos, mas não sobrepor as imagens. Se vocês quiserem tentar, está aqui a imagem: (se eu não me engano, tem que, ao mesmo tempo, focar o olho direito na cruz da esquerda, e vice-versa)

O artigo também diz que essas cores só podem ser vistas em "condições específicas". Que condições seriam essas, além de cruzar os olhos? Curioso...

No artigo também há um trecho como:

"Em 1983, Hewitt Crane e Thomas Piantanida construíram um dispositivo que tinha um campo de vermelho para um olho e verde para o outro (em alguns casos, amarelo e azul), com certos parâmetros ajustados. Isto permitiu uma mistura de duas cores no cérebro, produzindo não o verde para o teste azul-amarelo, e nem o marrom para o verde-vermelho, mas duas cores inteiramente novas. Alguns voluntários do experimento disseram que, mais tarde, eles ainda podiam imaginar as novas cores por um período de tempo."

Muito interessante!! "Cores inteiramente novas"!
E quer dizer então que, por não as verem constantemente, os voluntários "esqueceram" as cores? Que coisa! Devem ser cores realmente loucas!
Eu queria poder vê-las! Mais um sonho para a minha lista de loucuras, talvez...

Obs: Temos que o título deste post está errado, as cores não podem ser chamadas de "imaginárias" uma vez que não podem ser imaginadas. Elas podem ser vistas por meio de experimentos. Então, também, não são impossíveis. "Cores raras" é legal? "Cores nobres"... "Cores artificiais"... Bom, como eu tentei muito imaginar essas cores, achei esse o título mais adequado.

Estou traduzindo esse artigo para o português, se vocês quiserem ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cores_impossíveis
Depois talvez eu coloque uma pesquisa no Raphaelrs55, se tiver os direitos autorais do texto.

Também gostei muito dessa descrição de cor imaginária que está no artigo:
* "Uma cor quase impossível de descrever, que os profissionais estudiosos sabem que é uma cor somente por analogia" (The Colour Out of Space)
Tá, cores são quase impossíveis de descrever! A menos "por recorrência", se você usar outras cores como referência.

Eu imagino a emoção de uma pessoa (um cego) que enxerga as cores pela primeira vez. Há relatos assim? Deve ser emocionante!

É claro que a minha emoção ao ver o amarelo-azulado (ou era azul-amarelado?) e o verde-avermelhado não será tão grande como a de alguém que ganha a visão, mas será muito grande (espero!). Enquanto isso, eu fico na curiosidade, e espero que essas cores não me decepcionem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fiquei empolgadíssimo quando li seu artigo "cores imaginárias" em seu blog. Comunho com você a mesma curiosidade e esperança de que essas cores não decepcionem. Muito bom

Postagens populares