Conheça meu novo livro

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O clima doido de uma cidade

Campo Grande possui, por coincidência, quatro estações. No entanto, os dias dessas estações não são ordenados, são aleatóriamente distribuídos durante o ano, e podem variar muito. Os apelidos das estações são:

Derretendo: 300 dias por ano. Dias (e noites!) assim são mais frequentes entre novembro e março, mas, claro, podem ocorrer o ano inteiro. Não há ventilador que dê conta. Ficar em ambiente aberto, só se for na sombra e se estiver ventando. A propósito, não sei por que o terno foi adotado como traje formal nesta cidade. E os papais-noéis com aquela roupa em pleno verão?!

Congelando: 20 dias por ano. Acostomados com o calorão, o frio pega os campo-grandenses de surpresa. Tem ar condicionado em quase todos os locais, mas não se tem notícia de um aquecedor. Esses 20 dias têm uma tendência a aparecer entre maio e julho, e não há relatos deles no mês de dezembro. Pudera!
Um fato importante é que os campo-grandenses têm uma péssima memória para frio, e só se lembram dele quando ele realmente chega. No primeiro dia frio do ano, geralmente em... bom, geralmente entre fevereiro a junho, é costume dizer que "o frio deste ano está pior do que o do ano passado". Mesmo que não esteja, achamos que está.

Legal: 10 dias por ano. A temperatura amena é uma raridade por aqui. Sabe aquele dia em que você pode usar tanto uma camiseta, calça jeans e tênis quanto uma regata, shorts e chinelo, sem sentir calor e nem frio? São raríssimos! Talvez, além dos 10 dias, ocorram na noite de outros 20 ou 30 dias, mas é por pouco tempo.

Confuso: 35 dias por ano. São aqueles dias em que não dá pra saber se está frio ou calor. São dois os casos principais: mudança repentina de temperatura, quando está frio e de repente esquenta, ou vice-versa; e simultaneidade estacional, quando está frio na sombra e quente no sol.
No primeiro caso, ou você passa frio, ou volta pra casa com um monte de casaco na mão.
No segundo, você procura uma área que se adeque com a roupa que você está usando.

É claro que os dias das estações a cima podem ser combinados com chuva ou não, vento ou não, relâmpagos ou não, neblina ou não, granizo ou não. O céu pode estar nublado, aberto, encoberto... Nada disso influencia a temperatura! São fatores completamente independentes!
Às vezes, um *arco-íres* aparece do nada no céu. Do-nada! Mistérios envolvem a natureza campo-grandense.

Naturalmente, a quantidade de dias de cada estação pode variar MUITO!


CONHEÇA CAMPO GRANDE! VOCÊ PODE DAR A SORTE DE PEGAR TODAS AS ESTAÇÕES EM APENAS QUATRO DIAS! ;D

4 comentários:

Anônimo disse...

ahahahaha. ótimo! detesto esse clima loco daqui! /manú

Viniculoo disse...

skoapkoaskokops

O Clima Doido de Campo Grande foi muito bem explicado.. kopsakopksaopkosakopsa

Anônimo disse...

Num sei não, mas acho que o clima de Campo Grane só é mais ruim,quando é periódo de estiagem,devido a baixa umidade do ar,mas no quesito alta temperatura,ela pode ser muito quente para pessoas que moram no litoral ou cidades próximas ao mar tipo Florianopolis ou mesmo aracaju no sergipe,mas por ex, para quem mora em Manaus,porto velho,cuiabá ou corumbá,até que apesar dos dias muito quentes,aqui é uma cidade de calor ameno em relaçoa as cidades acima citadas,já até passei frio de verdade aqui em campo grande,nos anos 70 e 80 principalmente,fazia no inverno frio de doer nos ossos e a chuvas sempre dava um calor em torno dos 25 graus,hoje muitas vezes faz 37 e não chove,também tem aquela o calor ser em partes algo piscológico ou ligao a saúde das pessoas, alguns sentem ,mais outros menos.

Anônimo disse...

Só não concordo,quando diz que durante 300 dias do ano 'é muiito quente 'pode não ser frio nestes 300 dias que mencionou,mas em nem todos estes 300 dias é muiiito quente,Campo grande como toda cidade do centro-sul do país tem dias e noites quentes, mas no geral apresenta noites agradaveis ou madrugadas com 20 à 23 graus no normal,quando de ondas de calor ai sim pode fazer 26 graus nas madrugadas,mesmo assim menos quente que as madrugadas pantaneiras ou cuiabanas.

Postagens populares