Conheça meu novo livro

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

OBMEP 2010 - 2ª fase

Hoje eu estava estudando para a OBMEP.

Já estudei e aprendi algumas coisasno meu livro de matemática da escola. Li o livro quase inteiro. Reli também o livro “Introdução à Análise combinatória”, as partes mais importantes, só para prevenir. E essa leitura não demorou muito: em dois dias, tinha terminado. Separei uns exercícios das provas dos anos anteriores que eu achei mais difíceis. (Essas provas estão disponíveis no site da OBMEP). São do nível 3, de 2008 e 2009, segunda fase. São eles:




[2009 – 05] Foi provavelmente um exercício que afundou minha pontuação. Tentei ontem, cometi alguns erros e percebi logo. Hoje consegui fazê-lo corretamente, mas acho que não valia uma pontuação máxima. Vi na resposta que a construção do gráfico é bem complexa.

[2008 – 04] Exercício do mal! Tentei de todas as formas e só consegui fazer o item (a) – e ainda com muito custo! Na resposta, eles mostram duas soluções diferentes para a (b), e eu gostei muito da 2ª (nem me esforcei muito para entender a 1ª.) Ele constrói um ângulo simétrico [a alguma coisa], e fica fácil de entender.

[2008 – 06] Esse eu resolvi com uma certa facilidade hoje. Na prova me lembro de ter penado um pouco mais, e acho que não cheguei a completá-lo. Foi até divertido fazê-lo. Apareceram alguns sistemas de equações fáceis de encontrar a resolução.

[2008 – 03] Maléfico também. Só fiz a (a), e o pior é que eu acho que até essa eu errei na prova! Na época, não tinha sã e plena consciência que a área de um triângulo era base vezes altura. Acho que foi isso. Sério. E é um item super fácil. A (b) dá até para entender lendo a resposta, mas a (c) não me pareceu nada simples. Ainda não sou nem um pouco familiarizado com a construção de gráficos desse tipo.

[2008 – 05] Essa eu resolvi bem na prova, mas tentei fazê-lo novamente para me testar. Ainda errei o (c), pois esqueci de considerar que, por exemplo, a bola posta em A tem chances diferentes de ir para 1 seguindo o caminho (esquerda) e o (direita-esquerda).

[2009 – 06] Não consegui fazer absolutamente nada! E na prova eu me lembro de ter feito a (a) e enrolado um pouco nas outras... Talvez tenha conseguido a (b), mas não me lembro. E é fácil entender olhando a resposta. “Ah! É isso?!”. Mas também usa algumas propriedades que eu não estou habituado, como a proporção de triângulos semelhantes, apesar de isso ser bem simples.


Algumas dessas questões me pareceram pouco OBMEP e mais OBM. Para fazer as questões da OBM, é preciso ter uma ideia única e preciosa, que resolve aquele problema especificamente. E é muito difícil ter essa ideia. Os problemas não são nem um pouco triviais, mas é muito fácil entender a resolução deles. Perguntas freqüentes: “De onde tiraram essa ideia?” Pois é...


Vamos ver como eu vou me sair na prova amanhã. Confesso que ontem fiquei desesperado quando peguei os exercícios para fazer e não consegui. Mas vamos ver como estará a prova, o nível de dificuldade, a sorte, e o meu raciocínio.
A prova da 1ª fase estava mais fácil que nos anos anteriores, espero que a da 2ª também esteja.

Juro que eu me mato (mentira) se errar um exercício de análise combinatória. Estudei muito aquele livro!
Juro também que vou tentar usar Teorema de Pitágoras e até caçar uma coisinha para usar indução - se bem que isso eu acho difícil, mas se tiver como...


Algumas dicas em cima da hora rápidas se você for fazer a prova da OBMEP amanhã (e talvez sirvam para outros concursos e provas):

- Leve água.
- Chegue ao local da prova meia hora antes de os portões fechare.
- Evite sair da sala. A menos que você queira dar uma volta rápida para refrescar a cabeça.
- Descanse sua mente por alguns minutos, sempre que achar necessário.
- Tente não se preocupar com o tempo. Eu sei que é difícil, mas tente não se preocupar com isso. E NÃO SE DESESPERE!!!!
- Não se distraia com nada, se concentre na prova.
- Leve lápis e apontador (ou lapiseira e grafite), borracha e canetas com seus respectivos "reservas". Não se esqueça de conferir se tem grafite o suficiente para escrever bastante.
- Leve um marca-texto se você achar necessário.
- Faça a prova a lápis e, se der tempo, reescreva a caneta. Mas não se preocupe com isso.
- Desligue o celular.
- Se possível, vá com um relógio de pulso para controlar o tempo.
- Procure justificar as respostas o máximo que puder.

Sei que algumas dicas são bem óbvias, mas não custa lembrar. Espero que sirvam para vocês.

Boa sorte para quem for fazer a prova!


Tweets recentes sobre a OBMEP:

Boa sorte, amigos q vão fazer a OBMEP amanhã. Amanda, Estêvão, Natalya, entre outros... Depois vejo se mando um recado diretamente p cada um
via web

Boa sorte também pro povo da minha sala que vai fazer a OBMEP! Thalita, Breno, Adriano, Elisa... Quem mais mesmo?
via web

E se você vai fazer a OBMEP amanhã, boa sorte pra você! ;)
via web

Hmm, nas provas da OBMEP tem caído muitos problemas com triângulos. Será que nessa cai com circunferência? #pressentimento
via web

Eu também estava com a intuição de que ia precisar saber escalonamento e divisão de polinômios nessa prova da OBMEP...
via web

Coisas q nunca foram precisas em uma prova da OBMEP (q eu me lembre): trigonometria, logaritmo e função exponencial. Será que nessa cai?
via web


E, uma observação interessantíssima da @SousaAndressa

Esse ano parece que a OBMEP vai premiar 500 alunos com medalha de ouro e não 300 como nos anos anteriores!!
5:26 PM Sep 8th via web

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso ai cara vo Fazer a prova hoje do Nivel 2 , 2 fase vamos ver , boa sorte ai pra galerinha q vai fazer tmb

ViniculoO disse...

Muito fácil a prvoa hoje hahahha

Postagens populares