Conheça meu novo livro

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Um post sobre posts

Boa tarde, galera!
Como estão todos?

Este post é para fazer um esclarecimento sobre os posts deste blog.


Em primeiro lugar, quero expor que o blog ainda está longe do meu ideal, principalmente quanto à organização. As "tags" ficam soltas embaixo do post, sem uma padronização; às vezes, há tags diferentes que poderiam ser iguais; algumas tags deveriam ser renomeadas, outras criadas, outras apagadas.

O que quero fazer é organizá-lo em categorias, e colocar as principais no menu da direita.

O Tem Que Bombar também já foi bem desorganizado, e hoje suas categorias estão (pelo meno um pouco) bem definidas.

O AlegríaCDS então! Impecável! Tudo bem que tem algumas tags que não são catalogadas, mas sua organização é do jeito que eu gosto! Como se fossem pastas dentro de pastas, e fica facil encontrar o que se quer.


O que vai acontecer é que eu vou ter que reler os 129 posts que eu já escrevi neste blog (130 com este) para fazer esse tipo de correção.
Eu poderia até ter tentado organizar isso desde o primeiro post, mas logo vi que não ia dar certo. Será melhor já ter essas dezenas de posts para que eu possa me basear na hora de separar as categorias.


Falando em separar: uma grande dúvida me assola (existe mesmo esse verbo?) de vez em quando: algumas vezes, não sei se posto alguma coisa aqui ou no Raphaelrs55. É uma dúvida cruel. Portanto, há a possibilidade de os dois blogs se fundirem no futuro.
Já pensei até em fazer aqueles diagramas, sabe? com aquelas perguntas e duas setinhas, uma com "sim" e outra com "não", para ir respondendo as perguntas e chegar, por fim, ao blog que deveria postar; mas achei exagero.

No entanto, algumas vezes encontro tantas coisas sobre uma mesma categoria neste blog, que penso em criar um blog só para ela. Por que não? Mas, não. Acho que eu não daria conta.

Até mesmo na hora de escrever posts rola algumas dúvidas: este post, que agora escrevo, por exemplo, poderia ser dividido em vários, poderia ser incorporado a vários, etc. Mas vou tentar parar de me preocupar com esse tipo de coisa.


Mais alguns esclarecimentos, para quem quer que eles sejam úteis:


Algo que odeio fazer, mas de vez em quando vejo necessário, é mudar alguma coisa em um post depois de publicá-lo. Às vezes, encontro algo melhor para dizer em um deles, mas me seguro. Me limito a editá-lo quando encontro algum erro (principalmente de digitação).

O que gosto de fazer quando quero completar as informações de um post é colocar no final dele uma nota escrito "atualização", com sua data e hora. Mas isso é só para pequenas notas e links.

Por mim, os posts do blogspot teriam histórico, igual aos artigos da Wikipédia, para registrar as modificações. Aí eu editaria à vontade!

Estive pensando que o Google Wave poderia me ajudar nesse sentido, mas eu ainda não entendi como funciona essa ferramenta. Quando eu tiver tempo de testar, eu conto a vocês.

Mas, de qualquer forma, a partir de hoje (ou a partir de quando eu descobrir como funciona o Google Wave ;) ), tomarei a liberdade de fazer pequenas edições quando eu vir que algo está muito ruim.


Quando eu fizer essa "leitura geral" do blog, possivelmente alguns posts serão excluídos. Outra coisa que não gosto de fazer é excluir. Não gosto de apagar nada! Mas talvez seja bom, vamos ver no que vai dar.

Os posts com informações úteis e os com comentários positivos terão menos chance de ir. Os pessoais terão mais. Ou não! Ahhff, não sei. Só vou saber quando eu realmente fizer essa leitura geral, e pode demorar um certo tempo. Ainda não sei quais posts manter, quais apagar; não sei o que é bom publicar e o que não é.

Mas prometo que o blog ficará cada vez melhor; mais organizado, principalmente.


Enquanto isso, vamos postando...

2 comentários:

Raphael Rocha disse...

Também esqueci de falar que vou ter que arrumar alguns erros de formatação.

Também esqueci de falar que eu não sei quando fazer uma atualização no post ou nos comentários! XD

Vinícius disse...

Estava pensando em fazer isso no meu também, mas precisa de tempo :/

Postagens populares