Conheça meu novo livro

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Sobre o Google Chrome

Tive que baixar o Google Chrome. Baixei principalmente por que queria voltar ao Google Wave, embora não concorde nada com esse tipo de "chantagem" do Google, se é que é. Se não for, perdoem-me, mas acredito que não custava nada dar um pouco mais de atenção ao Internet Explorer. Ou vice-versa, né? O Explorer atualizar-se.

Mas também porque eu já tinha usado o Google Chrome (uma vez só, que eu me lembre) e gostei bastante dele. Tem umas funções muito legais.

Lembro que quando eu o usei na casa de uma amiga, fiquei bastante empolgado porque dava para redimensionar as caixas de texto. Fiquei um tempão brincando!

Outra coisa que eu tinha notado, e que hoje vejo que pode me ajudar bastante, é a correção de texto automática. Parece ser bem eficiente! Só podia ter a função de reconhecer o idioma...

Algo que uso bastante no Internet Explorer e que também tem no Google Chrome é que dá zoom quando se aperta 'ctrl' com o scroll do mouse. Porém, aqui no Google Chrome, eu não encontrei o lugar onde ele indica a porcentagem do zoom, já que não tem uma barra inferior. Isso faz a página ficar maior, mas, se eu descobrir, vou dar um jeito de colocar essa barra, a informação do zoom me faz falta.


A instalação do Google Chrome foi bem tranquila. Digitei "Google Chrome" no Google, fui no primeiro resultado, do site do próprio Google, e cliquei no botão de instalar. Apareceu uma caixinha de download e ficou carregando, sem pedir para salvar nada. No final, quando terminou de carregar, eu pensei que ele fosse pedir para eu reiniciar o computador, e tal, mas não! Já abriu a primeira janela do navegador e eu já podia navegar!

A página inicial eu mudei imediatamente. Era uma padrão do Chrome, com os sites mais visitados recentemente, e coisas assim. Quem sabe um dia eu passe a usá-la, quero ver se é legal. Mas, por enquanto, vou deixar o iGoogle mesmo.

Algo que eu queria desativar, mas não consegui, é a navegação por abas (ou guias). Não consigo me adaptar a isso! Prefiro janelas mesmo. Mas não consegui encontrar um jeito de desabilitá-las, nem procurando na ajuda.
Mas quem sabe eu me acostume a elas, quem sabe facilitem a vida e tal... Ouvi falar elas fazem o programa ficar mais leve. Não vejo porquê, mas pode até ser.

Mas algo que eu notei e não posso deixar de relatar é que o Chrome pode ser muito pobre nas configurações, mas é inteligente a ponto de ninguém depender delas. Quer ver?
Não há opção de desabilitar guias, mas elas não atrapalham a ninguém, não ocupam um espaço da tela só para si. Então, se não quiser guias, é só não usá-las. (Uma coisa legal das guias é que elas podem ser facilmente transformadas numa nova janela, e vice-versa). Quando se fecha uma janela com várias guias, podemos ter esquecido de que havia ali uma guia que ainda iríamos usar. Em vez de nos alertar, o Chrome dá a opção de reabrir as guias da última janela fechada.
Não há atalhos para a página inicial, mas pode-se adicionar uma (ou várias) páginas na barra superior, com um atalho para elas.
Gosto muito das coisas que podem ser totalmente personalizadas, mas admirei a coragem do Chrome de resumir todo o nosso trabalho em personalizar, de enxergar o que era desnecessário e eliminar. Foi uma inovação bacana!

Uma coisa que eu não gostei foi a barra que aparece embaixo quando se faz um download, mesmo se apenas estiver salvando uma imagem.

Quando a instalação terminou, fui perguntado sobre qual buscador eu queria definir como padrão. Escolhi o Google! As opções eram três: Google, Yahoo e Bing (aquele chato que não saía da parte de cima do Explorer).
Desta vez o Google está de parabéns por não tentar monopolizar seu navegador!

Outra vantagem que eu ainda não digo com certeza, mas espero que venha, é que o Chrome é mais leve para rodar. Ouvi falar. E o Explorer ultimamente tem dado uns problemas aqui, tem travado de vez em quando. Eu colocava a culpa no computador, mas vamos ver se o Chrome vai se comportar melhor.

Outra facilidade: quando você seleciona um texto no navegador e clica com o botão direito, tem a opção "pesquisar usando o Google" e ele já abre direto uma nova guia com os resultados da pesquisa! Bem melhor do que "ctrl+c > abre Google > crtl+v > pesquisar" que eu costumava fazer!
Muito legal também o recurso de "colar e ir" da barra de endereço.
E algo muito útil é a correção automática de endereços que as vezes são digitados com falhas ou copiados com partes a mais.


Um probleminha que eu tive foi com um atalho que eu usava no Internet Explorer, principalmente aqui no blog: o crtl+k, no Chrome, não funciona quando se quer colocar link numa palavra. Se alguém souber uma solução, por favor, me avise.


É isso, galera! Podem usar os comentários para dar a sua opinião sobre o Chrome, para escrever sobre este post ou para tirar alguma dúvida.

2 comentários:

Unknown disse...

eu tenhu o google chrome, só q a seta do mouse fika desaparencendu sempre....
te, como mudar isso???
abraços..

Raphael Rocha disse...

Matheus, esse problema acontece só quando você está usando o Google Chrome?
Se for, eu recomendo você desinstalar o Chrome completamente e instalar de novo.
Também pode ser importante fazer uma limpeza dos programas que você não usa.

Postagens populares