Conheça meu novo livro

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sugestões para o Twitter

O Twitter sem dúvida foi uma das melhores invenções no mundo da Internet.
Prova disso é sua popularidade entre os mais variados tipos de pessoas.

No entanto, há algumas coisas que eu sinto falta nele e vou escrever aqui, além de encaminhar uma cópia para a equipe.
Bom, eu sempre uso o Twitter pelo site oficial, então, se já exixtir algum serviço com alguma das funções citadas abaixo, eu desconheço.


Primeiro, o que facilitaria bastante a busca, seria poder separar os tweets por ano, mês e dia em alguma coisa no formato de um calendário. Ficar clicando em "more" enquanto se assiste a página ficando gigante dificulta bastante isso.


E por falar em busca, a do Twitter deveria ser em tempo real. Para fazer uma busca no Twitter tendo a certeza de que ela exibirá os resultados recentes, o único jeito é vindo aqui, que inclusive oferece uma busca avançada bem bacana. Mas o problema é que não há uma forma eficiente de buscarmos os resultados por data quando elas ultrapassam 1 semana, e aí voltamos ao problema do parágrafo anterior.


Também seria bom se pudesse ser exibido em cada perfil (com a opção pessoal de desativar) quais as hashtags a pessoa mais usou em um determinado período de tempo, por exemplo, nos últimos 30 dias.

Mas eu acho que seria bom mesmo se tivesse, além de hashtags, um espaço para digitarmos outras tags, como em blogs, pois muitas vezes as hashtags são muito específicas, ou ainda porque não cabem nos 140 caracteres.

Dessa forma, ia ser interessante a pessoa poder escolher quais tags ela quer ver em sua home vindas de um determinado seguido, pois muitas vezes apenas um assunto de uma pessoa lhe interessa. Por exemplo, eu falo no Twitter sobre diversas coisas: humor, notícias, matemática, informática, escola, curiosidades...

E há pessoas que eu sigo só por causa de um assunto que ela às vezes comenta no Twitter, e a minha página inicial fica cheia de coisas que não me interessam.

Talvez, ainda, poderia ser criada uma outra página, além da home, só com tweets que têm tags interessantes para nós.

No máximo 2 ou 3 tags por tweet seriam suficientes.

E poderiam ser criadas algo como "listas" para cada tag (criadas pelos usuários mesmos), de forma que pudéssemos achar mais facilmente os assuntos que nos interessam. Claro, separadas por idioma, por favor.

E, já que o povo que escreve no Twitter gosta de facilidade na digitação, cada tag poderia ter um código, algo tipo: *1, *2, ..., de forma que cada pessoa pudesse predefinir esses números.


E além disso, ia ser excelente se pudéssemos escolher o número máximo de tweets de cada pessoa que nós queremos ver na nossa home, evitando, entre outras coisas, os indesejados floods.


Eu gostei bastante da nova opção dos Trending Topics, onde podemos ver os assuntos populares de cada país. Mas seria melhor se víssemos os dois simultaneamente, um embaixo do outro, os do mundo inteiro e os do país escolhido, e não ter que ficar alternando entre um e outro. E também ia ser bom se tivesse Trending Topics separados por idioma, já que alguns assuntos não dependem só da localidade.

E separar os Trending por "hora", "dia", "semana", "mês", e, por que não, "ano" ou "sempre".

E seria muito útil se, ao visualizar os seguidores de uma pessoa, pudéssemos classificá-las em ordem alfabética, ver os seguidores em comum, e, o mais importante, ver se ela te segue.
Outra coisa muito útil para saber opiniões é permitir que os usuários, além do RT, classifiquem um tweet como "Concordo" ou "Discordo", dois pequenos ícones de "mais" e "menos" ou outros sinais na parte superior do tweet seria suficiente.


E algo que faz falta especialmente para mim é que nos tweets recentes não aparece a hora da postagem. Assim, quando tenho que copiar um tweet para o blog, em vez da hora certa, aparece, por exemplo: "5 minutes ago". E ficam para sempre.

Bom, por enquanto é isso, encaminharei uma cópia para a equipe do Twitter e espero que algumas ideias sejam implementadas.

Nenhum comentário:

Postagens populares