Conheça meu novo livro

terça-feira, 10 de maio de 2011

Como colocar legendas em vídeos

Muita gente do Youtube me pergunta como eu faço para colocar as legendas ocultas (ou closed captions) em meus vídeos. Por isso, decidi publicar aqui o tutorial que eu usei para aprender.

Em primeiro lugar, quero dizer que é muito simples, apesar de às vezes ser demorado, mas vale a pena.
As legendas ocultas facilitam a visualização de vídeos para muitas pessoas, sejam as que não falam bem um idioma, ou as que possuem deficiência auditiva. Também são indispensáveis quando o áudio do vídeo não está com uma boa qualidade, e, claro, quando se deseja traduzir alguma coisa.
E as melhores vantagens: elas podem ser desativadas quando o usuário desejar, podem ser traduzidas automaticamente, e você ainda pode colocar mais de uma legenda oculta no mesmo vídeo, de modo que a legenda a ser exibida fique à escolha do espectador.

Começando: você tem que criar legendas com o programa, DivXLand Media Subtitler, conforme ensinado aqui.

Depois, salve a legenda. Pode ser por exemplo no formato SRT ou SSA.
Mas, atenção: se for colocar a legenda em como closed caption, não precisa fazer o passo "Usando o VirtualDub com o plugin Subtitle para inserir a legenda", e nem nada depois dele. Esses passos são para inserir a legenda no vídeo, sem que ela possa ser removida ou substituída.

Depois de terminar a legenda, entre no seu vídeo do Youtube e clique em "Editar legendas" na barra em cima da página. Clique no botão de adicionar legendas e configure-a como quiser.

Nenhum comentário:

Postagens populares