Conheça meu novo livro

Mostrando postagens com marcador esclarecimento. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador esclarecimento. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Post sobre o blog #2

(E cadê a parte 1?? É essa aqui!)

Dando continuidade ao post que eu já publiquei (eu dividi em dois para não ficar muito grande), vou continuar a falar a respeito do blog.

Primeiro, quero falar das vezes em que prometo que vou publicar alguma coisa e não publico. Gente, eu nem sempre me lembro depois. Se vocês me cobrarem, com certeza eu vou encontrar um jeito de publicá-lo.

Aliás, estive notando como os comentários movem um blog. Geralmente eu escrevo um post sem pensar nisso, mas, quando eles vêem, concordando, elogiando, dando ideias, dando depoimentos... é bem motivador! Faz a gente sentir que não está falando só besteira, e que alguém no mundo também se interessa por aquilo. E, claro, que o blog está sendo útil.

Falando em falar besteira, às vezes eu fico com uma dúvida cruel sobre o que postar e o que não postar no blog. Num certo período de tempo, na dúvida, eu não postava. Hoje, por via das dúvidas, eu posto. Alguém pode se interessar, e não vai fazer mal postar. Claro que os posts que eu acho menos interessantes são escritos com menos esforço, e às vezes acabam nem saindo. Mas, uma vez escritos, são postados.
Por isso, como já disse no post anterior, talvez eu faça uma limpeza por aqui.

E talvez esse medo de estar publicando coisas que não agradam (juntando com a falta de organização do blog e blablablá) é que me faz ter vergonha de ter pessoas conhecidas vendo o meu blog. Pois é! Eu tenho vergonha de conhecidos vendo este blog! Mas muitas vezes eles também me motivam, inclusive pessoalmente!
E é legal vê-los conversando entre si sobre um post do meu blog (como alguns amigos do PIC, por exemplo!).

Nasce um outro dilema. Como citar os conhecidos neste blog? Uma das coisas que me fazem não contar muitas estórias, não apresentar meus amigos, não falar muito dos meus colegas, etc, é o receio de mencionar o nome deles. Poxa, não posso esquecer que estou publicando algo e que qualquer pessoa no mundo tem acesso. A partir do momento que uma pessoa me conhece um pouco, pode identificar uma pessoa que eu mencionar através do nome. Pode parecer a coisa mais besta, mas mesmo isso pode causar-lhes problemas.
Às vezes eu cito a pessoa sem citar o nome e peço para elas se manifestarem nos comentários se quiserem (amigos do PIC, manifestem-se nos comentários!).

Por outro lado, também não sei até que ponto convém falar sobre minha vida pessoal. Por mim, eu iria catalogando as pessoas, um post para cada, apresentando-as, para citá-las sempre que preciso, com link para as informações dela. Uma tag para cada. Colocaria também os lugares que costumo frequentar, e outras coisas. (RRS55édia?!) Mas, não! Quem sabe essas coisas podem até ser introduzidas aos poucos. Se você tiver dúvidas sobre alguma coisa que eu escrevi, pode perguntar diretamente nos comentários. Pode pedir meu e-mail, meu wave...

Ah, e quanto aos conhecidos entrando no blog, esses dias me veio uma breve ideia de convidar alguns amigos para acompanhar, opinar e criticar meu blog. Talvez obtenhamos algumas boas sugestões. Nada melhor do que alguém de fora para opinar. Você, leitor, também pode dizer o que acha do blog, aqui.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Um post sobre posts

Boa tarde, galera!
Como estão todos?

Este post é para fazer um esclarecimento sobre os posts deste blog.


Em primeiro lugar, quero expor que o blog ainda está longe do meu ideal, principalmente quanto à organização. As "tags" ficam soltas embaixo do post, sem uma padronização; às vezes, há tags diferentes que poderiam ser iguais; algumas tags deveriam ser renomeadas, outras criadas, outras apagadas.

O que quero fazer é organizá-lo em categorias, e colocar as principais no menu da direita.

O Tem Que Bombar também já foi bem desorganizado, e hoje suas categorias estão (pelo meno um pouco) bem definidas.

O AlegríaCDS então! Impecável! Tudo bem que tem algumas tags que não são catalogadas, mas sua organização é do jeito que eu gosto! Como se fossem pastas dentro de pastas, e fica facil encontrar o que se quer.


O que vai acontecer é que eu vou ter que reler os 129 posts que eu já escrevi neste blog (130 com este) para fazer esse tipo de correção.
Eu poderia até ter tentado organizar isso desde o primeiro post, mas logo vi que não ia dar certo. Será melhor já ter essas dezenas de posts para que eu possa me basear na hora de separar as categorias.


Falando em separar: uma grande dúvida me assola (existe mesmo esse verbo?) de vez em quando: algumas vezes, não sei se posto alguma coisa aqui ou no Raphaelrs55. É uma dúvida cruel. Portanto, há a possibilidade de os dois blogs se fundirem no futuro.
Já pensei até em fazer aqueles diagramas, sabe? com aquelas perguntas e duas setinhas, uma com "sim" e outra com "não", para ir respondendo as perguntas e chegar, por fim, ao blog que deveria postar; mas achei exagero.

No entanto, algumas vezes encontro tantas coisas sobre uma mesma categoria neste blog, que penso em criar um blog só para ela. Por que não? Mas, não. Acho que eu não daria conta.

Até mesmo na hora de escrever posts rola algumas dúvidas: este post, que agora escrevo, por exemplo, poderia ser dividido em vários, poderia ser incorporado a vários, etc. Mas vou tentar parar de me preocupar com esse tipo de coisa.


Mais alguns esclarecimentos, para quem quer que eles sejam úteis:


Algo que odeio fazer, mas de vez em quando vejo necessário, é mudar alguma coisa em um post depois de publicá-lo. Às vezes, encontro algo melhor para dizer em um deles, mas me seguro. Me limito a editá-lo quando encontro algum erro (principalmente de digitação).

O que gosto de fazer quando quero completar as informações de um post é colocar no final dele uma nota escrito "atualização", com sua data e hora. Mas isso é só para pequenas notas e links.

Por mim, os posts do blogspot teriam histórico, igual aos artigos da Wikipédia, para registrar as modificações. Aí eu editaria à vontade!

Estive pensando que o Google Wave poderia me ajudar nesse sentido, mas eu ainda não entendi como funciona essa ferramenta. Quando eu tiver tempo de testar, eu conto a vocês.

Mas, de qualquer forma, a partir de hoje (ou a partir de quando eu descobrir como funciona o Google Wave ;) ), tomarei a liberdade de fazer pequenas edições quando eu vir que algo está muito ruim.


Quando eu fizer essa "leitura geral" do blog, possivelmente alguns posts serão excluídos. Outra coisa que não gosto de fazer é excluir. Não gosto de apagar nada! Mas talvez seja bom, vamos ver no que vai dar.

Os posts com informações úteis e os com comentários positivos terão menos chance de ir. Os pessoais terão mais. Ou não! Ahhff, não sei. Só vou saber quando eu realmente fizer essa leitura geral, e pode demorar um certo tempo. Ainda não sei quais posts manter, quais apagar; não sei o que é bom publicar e o que não é.

Mas prometo que o blog ficará cada vez melhor; mais organizado, principalmente.


Enquanto isso, vamos postando...

Postagens populares